Proteja sua audição mesmo você que trabalha com música e sons!
Sabia que podemos te ajudar?
Muito músicos e técnicos de som não utilizam os protetores auditivos, obrigados por lei para quem trabalha no ruído.
Hoje existem no mercado protetores com filtro flat (atenuador linear) que mantém o mesmo espectro de frequência do som original, atenuando apenas o nível de pressão sonora em níveis de 9, 15 ou 25dB, variando com o ambiente e/ou instrumento a que estão expostos.
Os músicos usam os retornos de chão no palco, para orientar-se quanto ao tempo e andamento dos demais músicos fechando assim a boa música. Nestes casos temos os monitores individuais que permitem ao músico o retorno do som com qualidade e isolamento acústico de até 25dB protegendo assim sua audição nos ensaios e shows.
Esses monitores são montados a partir de pré-moldes das orelhas dos músicos e adaptados de acordo com o ear que desejar, com número de driver que desejar (de 1 a 5 drivers). Esses monitores individualizados são confeccionados primeiramente aqui em São Sebastião do Caí com a Fonoaudióloga Angela e enviados os pré-moldes a Audiocare em SP. A Audicare tem parceria com os fones Westone e assim os monitores estarão disponíveis em 15 dias.
Esses monitores individuais e personalizados são os indicados para Músicos, Dj’s, produtores musicais, técnicos de som e apreciadores da música.
A partir disso pode ser feito o melhor monitoramento da quantidade de retorno em dB prevenindo a audição de todos que trabalham com Música!
Viver bem
Da Redação GB Edições
Os exames preventivos como aliados da boa saúde
Através dos exames laboratoriais, várias doenças podem ser detectadas, tratadas e curadas
Apesar de campanhas de prevenção a várias doenças circularem na mídia, geralmente somos bem “sossegados” quando o assunto é saúde. Só lembramos que procurar o médico quando realmente estamos nos sentindo indispostos.
No entanto, a prevenção através de exames laboratoriais é uma aliada da boa saúde. Exige disciplina e boa vontade.
As medidas preventivas reduzem os riscos de doenças inesperadas e contribuem para a manutenção do bom funcionamento do organismo. Para driblar a falta de tempo, aproveite o período de férias para fazer os seus exames. E tem mais, aumenta cada vez mais o número de clínicas especializadas em alguns exames, tais como mamografia, ultrassom e densitometria, que oferecem atendimento à noite.
Claro que antes de tudo é preciso consultar o médico que após um exame clínico e uma avaliação dos hábitos de vida do paciente, bem como o histórico de saúde de sua família, indicará quais são os exames que devem ser realizados. Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF), no mundo, há aproximadamente 240 milhões de pessoas com diabetes - o que representa quase 6% da população. A estimativa para 2025 é que este número aumente para 350 milhões e esta é uma doença que pode ser facilmente detectada e controlada através de exames preventivos.
Vale a pena entender um pouquinho qual é a finalidade de alguns exames. Através de exame de sangue pode-se saber os índices de colesterol e de glicose para prevenir doenças do coração (angina e infarto do miocárdio, entre outras) e doenças cardiovasculares (infarto cerebral, derrames, entre outras); exames de ureia, creatinina, sódio e potássio avaliam as funções renais.
Quando se chega aos 40 anos, principalmente as mulheres devem fazer exames para saber como andam os hormônios, além dos índices citados anteriormente, enquanto que os homens devem fazer exame de dosagem do PSA que avalia as condições da próstata.
Até aqui, falamos de exames de laboratório, mas é sempre bom lembrar que as mulheres não devem descuidar do Papanicolau e mamografia que devem ser feitos todos os anos, ou de acordo com a recomendação médica dependendo das condições de saúde de cada uma. Os homens também devem anualmente fazer exames de próstata, além do PSA, a fim de se prevenirem contra o câncer.
E ambos os sexos é de estrema importância realizar uma avaliação auditiva nesta fase da vida para verificar a audição e acompanhar desde então esse importante sentido que temos no nosso corpo.
Muitas vezes, não ter um convênio médico pode dificultar a realização destes exames, principalmente se a própria pessoa não se conscientizar da necessidade deles, uma vez que só procuramos o médico quando realmente estamos doentes. No entanto, o Sistema Único de Saúde, através de suas unidades oferecem este serviço.
Procure um posto mais próximo de sua casa e agende uma consulta com o clínico geral e comparece nas datas agendadas para a realização dos seus exames preventivos.